domingo, 26 de julho de 2015

Lenda do fogo sagrado



O Mistério do Fogo Sagrado

muito legal (16)11 opiniões0 favoritos9028 acessos
O misterioso fogo que surge espontaneamente, acende velas milagrosamente e não queima...



O FOGO SAGRADO
Quando o patriarca de Jerusalém entra na câmara do Santo Sepulcro totalmente escura e começa a rezar de joelhos, faíscas de chamas sobrenaturais invadem o recinto e acendem milagrosamente a tocha em suas mãos. Um fogo de tom azulado, mais frio que o convencional, com a particularidade de não queima a pele de imediato.

Os fiéis passam o fogo no rosto, na pele, nas barbas e o fogo não queima...
Durante os primeiros minutos em contato com a pele o fogo é frio!




FENÔMENO RECORRENTE
É considerado um milagre recorrente, pois este fenômeno sobrenatural ocorre sempre na Páscoa Ortodoxa, uma festa móvel assim como a páscoa católica. A páscoa ortodoxa é comemorada no primeiro domingo após o equinócio da primavera e após a Páscoa Judaica.  Portando nem sempre coincidem com nossa páscoa que neste ano de 2015 caiu no dia 5 de abril, já a páscoa ortodoxa foi em 12 de abril.

ONDE SURGE O FOGO
Este evento sobrenatural se manifesta na câmara interna do Santo Sepulcro em Jerusalém, conhecida como Santo Ciborium, que fica dentro da igreja da Ressurreição. Acredita-se que seja o local onde o corpo de Jesus Cristo ficou após sua crucificação.



O RITO DO FOGO SANTO  tem início já na sexta feira santa a  partir das 11h da manhã quando os fies começam a entoa  cânticos que remetem a tradição antiga. Entres outros eles cantam: “Nós somos cristãos, temos sido cristãos por séculos, e seremos para todo o sempre. Amém.” E assim o fazem até as 13h quando o silêncio sinaliza o inicio dos Ofício das Exéquias de Cristo. Após o ofício, autoridades de Jerusalém assim como autoridades da igreja ortodoxa, entram no Santo Ciborium para inspecionar e procurar qualquer fonte de fogo ou material inflamável que possa comprometer a autenticidade do fenômeno. Em seguida o local é fechado e lacrado com selos de cera.

No Sábado Santo  com a igreja já lotada de fiéis e peregrinos, as autoridades locais e eclesiásticas vão até o Ciborium para romper os selos e abrir a porta do Sepulcro.  Em seguida revistam o Patriarca Ortodoxo de Jerusalém, para se certificarem que não possua nada que possa gerar fogo.  Inicia-se então um momento de extremo silêncio e apreensão. O patriarca entra no tumulo que está totalmente escuro, se guiando apenas pela tato e segue até o interior da câmara. Ao chegar no local do sepulcro, ele se ajoelha e começa a rezar orações antigas depois aguarda uns cinco minutos, mas houve ano que ele chegou a esperar até 20 minutos para que o fenômeno o acontecesse.

O SURGIMENTO MISTERIOSO DO FOGO
Após orações e um breve período de silêncio do patriarca, eis que uma milagrosa luz surge do alto da câmara, às vezes surge do centro da terra. Um luz de tom azulado e brilho intenso, que percorre o ambiente até que a tocha que se encontra nas mãos do patriarca se acende espontaneamente. Surge assim o Fogo Santo.
AUTENTICIDADE DO FENÔMENO
Apesar de ser proibido filmar o surgimento milagroso do Fogo  e de não ser permitido  acompanhar o patriarca no Santo Sepulcro, existem fatos que validam o milagre e o confirma como um verdadeiro fenômeno sobrenatural.

1 - É possível testemunha e se tiver sorte até fotografar os feixes luminosos que percorrem toda a igreja.


Nesta foto em destaque dentro do circulo vermelho, podemos observar uma destas faíscas que invade a igreja e por vezes param em alguma vela acendendo-a espontaneamente.

2 - O Fogo Santo curiosamente é mais frio que o convencional, ele não queima nos primeiros minutos. Podemos observar a intensidade deste fenômeno através das fotos e vídeo no topo da matéria, onde os fiéis passam o fogo no rosto e na mão sem que o mesmo os queimem.
O próprio patriarca afirma que durante sua caminhada de volta do Santo Sepulcro, por diversas vezes encostou as chamas junto a sua barba e estas nunca a queimou.

3 - Testemunhos dos peregrinos e fiéis que têm suas velas acessas milagrosamente.

4 – Fotos e vídeos registraram explosões luminosas nos tons alaranjados e azulados. Apesar de que nos tempos atuais os flashes das câmeras atuam interferindo na observação destas estas explosões, destacamos que é fácil observar que tais luzes sobrenaturais jamais poderiam ser feitas por um simples flash de uma máquina fotográfica.

5 – E por último, conforme a própria igreja ortodoxa afirma, “O milagre do Fogo Santo não surge para ser testado pela ciência, Ele acontece para testar e afirmar a fé do cristão na ressurreição de Jesus.”



A CELEBRAÇÃO DO FOGO SANTO
Assim que se abrem as portas do Ciborium e o patriarca sai com duas tochas acessas pelo Santo Fogo, imediatamente ele é abordado por fiéis que se aproximam para acenderem suas velas com fogo que ele traz. E por sequência estes acendem as velas dos fiéis ao lado, em movimentos tão rápidos que em poucos minutos a igreja que anteriormente estava as escuras fica toda iluminada com as tochas, lamparinas e velas dos fiéis acessas.

Vejam as fotos abaixo como fica a igreja iluminada.


FOTO ABAIXO: A igreja vista do alto com o Santo Ciborium ao centro.



*** Destacamos que as tochas são acessas com o fogo passando de um fiel para o outro.  Apenas algumas velas dentre a multidão são acessas milagrosamente.

UM MILAGRE ANTIGO
O Fogo Sagrado é um milagre antigo que acontece até os dias atuais, os primeiros registros que documentam este fenômeno sobrenatural datam do século VIII d.C.

Apesar de ser uma cerimônia exclusiva dos ortodoxos, os católicos romanos até o século XII  participavam do rito. Por mais que os ocidentais mostrem indiferença ao fenômeno à mídia dá destaque à celebração, vejam alguns links.

Nenhum comentário:

Postar um comentário