sábado, 16 de novembro de 2013

Lenda da Moura Saluquia



A lenda da Moura Saluquia.

Conta a lenda que nas velhas terras da Alentejo, no tempo dos mouros, vivia uma bela jovem chamada Saluquia, prometia em casamento a um poderoso guerreiro mouro. Nas noites de luar a, jovem cantava e encantava os homens que a escutavam. E isso aconteceu a um moço cavaleiro cristão que ficou enamorado pela jovem. Desde essa noite, o cavaleiro cristão só pensava em  Saluquia. Queria vê-la e falar-lhe.

    Enfrentando todos os perigos, o jovem desfardou-se de mouro para tentar se aproximar da bela moura. Conseguiu entrar no castelo onde  Saluquia vivia e encontrou-a nos jardins.

    Assustada pela presença de um desconhecido que não parava de dizer que a amava, a jovem moura só conseguia responder que estava noiva de um guerreiro escolhido pelo seu pai. Mas as palavras e os olhos doces do cristão prenderam a jovem. o cavaleiro afastou-se, mas não parava de dizer:

    - Eu voltarei! Eu voltarei.

    Entretanto no meio dos cristãos, corria a noticia de que o temido guerreiro, noivo de Saluquia vinha a caminho para levar a jovem. logo se preparou um ataque ao castelo que se resistia  às  armas da cristandade.

Os guerreiros iriam disfarçados de mouros e ao cavaleiro apaixonado couve vestir-se como se fora prometido noivo de Salúquia.

Depois de violenta batalha, os cristãos venceram.

Tomada pelo pavor, a jovem moura só pensava em fugir. Mas para onde? Correu para a torre do castelo, mas notou uma figura que a perseguia. Pareceu-lhe que era o guerreiro que seu pai lhe destinara para marido.

Desesperada e pensando no seu apaixonado cristão, a jovem subiu à torre, sem reconhecer o doce cavaleiro que não deixava de a chamar:

-Saluquia, Saluquia, sou eu que te venho buscar!

Mas Saluquia só via nessa figura o noivo que o pai lhe tinha imposto e respondia:

-Prefiro morrer!

Do alto da torre mais alta se atirou a bela moura.

Diz a lenda que uma branca que Saluquia dera ao cristão logo se desfez em sangue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário